Reitor Zé Geraldo,
Nós, estudantes da UnB, reunidos/as em Assembléia Geral, consideramos que há muitos anos nossa universidade tem sofrido com uma série de problemas estruturais. Com o desastre ocorrido no último domingo – que muito lamentamos, fica evidente a situação de abandono em que a UnB se encontra. Se, como vem sendo amplamente divulgado pela mídia, o problema relativo ao escoamento de água das chuvas já era conhecido, no mínimo desde 2009, por que nunca foi feito nada ou sequer discutido esse assunto com a comunidade acadêmica? Que outras tragédias teremos que esperar, para que o poder público (Governo Federal, GDF e Reitoria) deixe de ser negligente e atue no sentido de resolver as mazelas educacionais sentidas pelos/as estudantes? Queremos reconstruir a UnB sob outras bases. Não agüentamos mais tanto descaso com a educação! Faltam-nos prédios para estudar e alguns dos que existem estão caindo aos pedaços, como no caso do Minhocão, da FE 5 e do HUB. Nossas salas de aulas andam superlotadas, faltam professores/as e as disciplinas ofertadas são insuficientes. Nossos CA’s são fechados arbitrariamente e a assistência estudantil continua passando longe das prioridades da Reitoria.
É por isso que apresentamos uma pauta de reivindicações para reconstruir a UnB e garantir ensino, pesquisa e extensão de qualidade para todos/as:
1. Pela imediata suspensão do corte de R$12 milhões da UnB e o corte de R$3,1 bilhões da educação! Queremos verbas emergenciais para a reconstrução da UnB!
2. Reforma no Minhocão, na FE 5 e no HUB já! Queremos segurança para estudar!
3. Que a Reitoria, junto ao governo Agnelo, repare e garanta o escoamento pluvial da UnB e da cidade!
4. Pela conclusão das obras da FGA e FCE!
5. Qualidade nas obras da CEU! Que nenhum/a estudante fique desatendido/a nas suas necessidades de moradia estudantil! Pelo pagamento imediato e ampliação de bolsas!
6. Que seja reavaliada a política de expansão da UnB, para garantir que haja qualidade e investimentos compatíveis com o aumento do número de estudantes!
7. Que a Reitoria destine verbas para o auxílio à reconstrução do CA’s atingidos! Por espaço físico para todos os Centros Acadêmicos!
8. Contratação de professores/as e funcionários/as, já! Pela reabertura dos concursos públicos!
9. Chega de filas no RU! Pela imediata ampliação do Restaurante Universitário e a construção de RU’s nos novos campi!
10. Contra o corte orçamentário da Capes!
11. Pelo fim da contrapartida trabalhista nas bolsas-permanências!
12. Contra a MP nº520, em defesa dos hospitais universitários!
13. Contra a demissão de 25% do quadro de terceirizados/as da UnB!
14. Queremos 10% do PIB para educação já!
15. Pela realização imediata de uma audiência pública com o reitor!
Assembléia Geral dos/as Estudantes da UnB, 14 de abril de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário