quinta-feira, 25 de julho de 2013

25 DE JULHO: DIA LATINO AMERICANO E CARIBENHO DE LUTA DA MULHER NEGRA!

Para dizer basta ao racismo e ao machismo (duas formas de opressão) se reuniram representantes de 70 países no 1º Encontro das Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em 25 de julho de 1992, na República Dominicana.

Nós da ANEL – Assembleia Nacional dos Estudantes LIVRE – entendemos a importância dessa data para a população negra e para a classe trabalhadora, pois temos a clareza de que a sociedade capitalista utiliza as opressões (racismo, machismo e homofobia) para acentuar a exploração dos trabalhadores e da juventude.

Lutamos ao lado daqueles que são contra a opressão e a exploração! O capitalismo transforma negras e negros em seres humanos inferiores, empobrecidos, excluídos e marginalizados. A ideologia dos “de cima”, diz que isto é “natural”, pois assim, legitima o racismo e o machismo para explorar ainda mais milhões de mulheres negras. Destruir essa ideologia é tarefa dos homens e mulheres da classe trabalhadora, de forma independente aos governos e patrões e ao lado dos demais setores oprimidos!
Nossa luta é a luta das Dandaras, Anastácias, Rosas Parks e LuizasMahins. Mas também de Zumbi, de João Cândido e Luis Gama! Nossa luta tem a resistência e a rebeldia das Haitianas que enfrentam, por mais de nove anos, a truculenta ocupação militar do Brasil no Haiti!

Neste 25 de Julho, mais uma vez, nossas palavras de ordem serão:
ü  Por um modelo econômico que atenda à necessidade das trabalhadoras e jovens negras; que deixe de priorizar os bancos, a Copa e a dívida externa e que invista nos serviços públicos de saúde, moradia, transporte, educação e nas políticas públicas de reparação ao povo negro.
ü  Contra a violência e a exploração sexual! Dilma vete o estatuto do nascituro e a bolsa estupro! Anticoncepcionais para não engravidar, educação sexual para decidir, aborto legal e seguro para não morrer! Creches públicas, já! Contra legalização da prostituição!
ü  Pela revisão da PEC das empregadas domésticas. Garantia dos direitos trabalhistas e proteção social às empregadas domésticas como os garantidos pela CLT!
ü  Contra as políticas dos governos estaduais, municipais e federal de genocídio e violência a juventude negra. Punição imediata dos assassinos. Desmilitarização imediata das policias. Contra a redução da maioridade penal.
ü  Por um verdadeiro estatuto da igualdade racial! Cotas raciais nas universidades e concursos públicos, com reserva de vagas proporcionais à população negra de cada estado. Pelas titulações das terras quilombolas e indígenas!
ü  Contra o machismo, o racismo, a homofobia! Por um Estado Laico! Fora Feliciano!


Nenhum comentário: